top of page

George T. Dougherty

George T. Dougherty nasceu em 4 de janeiro de 1860 no condado de Franklin, Missouri. Quando Dougherty tinha dois anos ele ficou doente. Ele tinha febre tifóide . Ele ficou surdo por causa da febre. Ele foi para a escola na Missouri School for the Deaf.

Dougherty tornou-se analista e químico na empresa St. Louis Sugar Refining. Ele também trabalhou para outras empresas, como a Vulcan Steel Works e a Deering Harvester Company. Mais tarde, ele começou a National Smelting and Refining Company. Seu trabalho era testar e estudar metal . Depois disso, ele trabalhou para a American Steel Foundries Company como químico- chefe e metalúrgico. Desta vez foi um trabalho permanente. Ele era muito bom em seu trabalho. Muitas outras empresas lhe ofereceram muito dinheiro para trabalhar para eles. Ele disse não.

Ele também descobriu uma maneira de descobrir quanto o vanádio estava no aço. Isto é importante porque o vanádio é usado para fazer eixos de carro. Ele também estudou a quantidade de sal no petróleo . 

Depois disso, ele foi para o Colégio Gallaudet. Ele conseguiu um diploma de bacharel . Ele também foi para a Escola Politécnica da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri. Ele estudou química por dois anos. Então ele fez ummestrado no Colégio Gallaudet.

Mais tarde ele inventou o Reflux Air Condenser. Mudou óleoe gordura em sabão.

Dougherty criou uma fórmula para descobrir quanto de níquel estava no aço da placa de blindagem . O aço da placa da armadura é usado para fazer veículos blindados para os militares. O aço tem níquel nele. O níquel impede que o aço enferruje. 

Dougherty era ativo na comunidade surda. Ele foi o primeiro cientista surdo de sucesso a se formar em uma escola estadual para surdos. Ele provou que pessoas surdas poderiam ser tão bem sucedidas quanto ouvir pessoas. 

Ele incentivou os alunos surdos a irem para a faculdade e se tornarem profissionais . Ele foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Surdos. Ele também foi líder no Congresso Mundial de Surdos e no clube Pas-a-Pas de Chicago.

Ele se comunicava principalmente através da escrita porque não achava que a leitura dos lábios fosse precisa. Dougherty escreveu muitos artigos. Ele foi um escritor muito bom. Um papel que ele escreveu foi colocado em um livro que muitos estudantes estudaram.   

Ele foi um defensor da educação técnica e trabalhou parapreservar a linguagem de sinais americana. Ele deu uma palestra em linguagem de sinais sobre a descoberta do clorofórmio em 1913 e ainda é salvo na Biblioteca do Congresso. 

Ele decidiu em 2 de dezembro de 1938. 

Ele decidiu em 2 de dezembro de 1938. 

Links da Web

http://deafscientistcorner.pbworks.com/George+Dougherty

Referências

Gallaher, James E. (1898). Surdos representativos dos Estados Unidos da América. Chicago, IL: James E. Gallaher Publisher.

Lang, HG e Meath-Lang, B. (1995). George Dougherty. Em um dicionário biográfico: pessoas surdas nas artes e na ciência(pp.96-98). Westport, CT: Greenwood Press.

bottom of page